Desenvolvido por um médico Quiroprático americano, Dr. George Goodheart, com a proposta de avaliar e corrigir uma série de desequilíbrios mecânicos, químicos, nutricionais e eletromagnéticos dos sistemas corporais do ser humano.
Os fisiologistas tradicionalmente definem o tônus muscular como: atividade de um músculo em repouso aparente. Não se trata de atividade motora, mas sim de uma manifestação da função tônica. Esta função tem propriedade de regular a atividade permanente do músculo, que condiciona nossa postura e faz com que a musculatura esteja preparada para responder as múltiplas solicitações da vida. O tônus se encontra em todo organismo vivo, e tem em condições ideais um nível homogêneo.
Dr. Goodheart descobriu que alguns músculos eram enfraquecidos ou debilitados por diversos desequilíbrios orgânicos como: deficiência da circulação, má nutrição, bloqueios nos meridianos da acupuntura, etc… Existem conexões específicas entre músculos, órgãos, vísceras, sistema neurolinfático, sistema neurovascular e meridianos da acupuntura…
Estados emocionais, esgotamento físico e mental estão também em intima relação com o tônus. Por exemplo; um esforço físico que num momento de alegria subimos sem esforço, podemos ter dificuldade em executar quando estamos tristes.
Os testes de reação musculares são a principal ferramenta de avaliação utilizada nesse método, como instrumento de feedback. É um excelente meio diagnóstico e de escolha das abordagens necessárias para cada paciente.
Baseados nessas relações fisiológicas, Goodheart e seus colegas desenvolveram uma serie de testes e um método de diagnóstico diferencial.